Buscar
  • vitorpereira56

Ecoturismo e Turismo de Natureza, o que são e como se diferenciam?

O Turismo de Natureza elenca a sustentabilidade no domínio da conservação da natureza, do desenvolvimento local e da divulgação e valorização do património cultural, mas focaliza-se, sobretudo, nos conteúdos recreativo e do lazer, de maior carácter lúdico, mais visual e de abordagem estética. É limitado às áreas protegidas e classificadas, as suas actividades não têm uma componente educacional, podem não ser ambientalmente sustentáveis ou responsáveis e podem não beneficiar economicamente o destino anfitrião.

O Ecoturismo, pelo seu lado, é prosseguido numa abordagem holística, mais integradora, podendo ser promovido noutros espaços com recursos naturais e culturais relevantes para o seu desenvolvimento, proporciona o envolvimento dos ecoturistas em experiências criativas e em atividades de índole educativa, potenciadas pela utilização de técnicas de interpretação do património natural e cultural.

O conceito de Ecoturismo promove princípios tais como:

- Impactes negativos mínimos nos ecossistemas naturais onde se realiza;

- Pequenos grupos de turistas;

- Turistas informados e conscientes

- Fomentar o respeito e a sensibilidade pela natureza e cultura local, no sentido da sua conservação;

- Proporcionar experiências positivas, tanto para visitantes como para os visitados com actividades educativas e científicas;

O Ecoturista diferencia-se pelo desejo de conhecer e aprender mais sobre o espaço natural visitado, pela vontade de ter contacto profundo com a Natureza e na interacção com as populações locais. (Fotos extraídas da Internet)




0 visualização0 comentário