II Congresso de Turismo do Alentejo

Estivemos como orador em representação da Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza, por convite da Turismo do Alentejo e Ribatejo- ERT, no II Congresso de Turismo do Alentejo, com o tema: Natureza - Mudar a Paisagem é Mudar o Destino, deixando a mensagem que a sustentabilidade no destino de visitação deve ser jornada obrigatória e a regeneração o seu propósito, reforçando que a paisagem que hoje “plantarmos” se reflectirá no turismo de amanhã.

The 2023 Best Nature Tour Guide da Ecotripmatch.com

Votação final para The 2023 Best Nature Tour Guide da Ecotripmatch.com

Parabéns pela grande vitória do queniano Jonathan Kasaine "Kas", mas também felicitar a portuguesa Paula Oliveira, do Cabril Eco Rural em Montalegre, ecoturismo no PN da Peneda-Gerês.  

Em 10 de abril de 2023 acabou o período de votação de entre os 5 finalistas do The 2023 Best Nature Tour Guide da Ecotripmatch.com com o apuramento do grande vencedor, Jonathan Kasaine "Kas", do Mahali Mzuri no Quénia.

Este ano, com votos provenientes de 709 cidades e 90 países em todo o mundo, o que ilustra muito a participação e importância deste galardão que releva os esforços de conservação da Natureza e das pessoas inspiradoras que causam impacto positivo nos ecossistemas, como é, sem margem de dúvida, todo o trabalho de missão da Paula Oliveira e que em boa hora elegemos como sendo a nomeada preferencial pela Ecoturis de Portugal e da sua parceira Eco-Alianza Venezuela, na pessoa do António Pestana Drumond.

Endereçamos parabéns ao digno vencedor, mas igualmente à Paula Oliveira, que sem qualquer apoio institucional ou corporativo se guindou a figurar entre os 5 finalistas do "Best Nature Tour Guide", deste ano.

De facto, Portugal não está no mapa do ecoturismo mundial, por falta de uma visão política adequada sobre os valores e princípios de ecoturismo e que resulta na falta de investimento neste segmento especializado, que cresce anual e globalmente mais do que qualquer outra tipologia de turismo.

Pela parte da Ecoturis tentaremos continuar apoiando o desenvolvimento do ecoturismo em Portugal, desejando que no próximo ano possamos ser novamente convidados a nomear a representação portuguesa.

Bem-haja também Terry Lawson Dunn da Ecotripmatch.com e António Pestana Drumond da Eco-Alianza Venezuela pelo vosso empenhamento em prol no ecoturismo.

Vítor Pereira - Ecoturis, Portugal 

“ Best Nature Tour Guide of the Year”, EcoTripMatch.com, ano 2023 

A Ecoturis está muito grata pela aceitação com a nossa nomeação da Paula Oliveira do Cabril Eco Rural, Montalegre-Parque Nacional da Peneda–Gerês, para o “Best Nature Tour Guide of the Year”, ano 2023, concurso global da EcoTripMatch.com, e a sua classificação no reduzido número de 5 finalistas, pelo júri deste prestigiado prémio internacional, cujo concurso anual vem desde 2017.

Sendo a primeira nomeada portuguesa, e do continente europeu, como nos transmitiu a nossa parceira Eco-Alianza Venezuela e o seu presidente António Pestana Drumond, vem trazer ao Ecoturismo em Portugal um importante significado, na senda do que ambicionamos nesta parceria.

Esperamos, agora, que a votação online para o vencedor deste galardão possa reconhecer todo o trabalho da Paula Oliveira em prol do Ecoturismo e como catalisadora comunitária!  

https://www.ecotripmatch.com/best-nature-tour-guide-award-home/

https://www.cabrilecorural.com/

Bem-haja

Com o amável convite do António Pestana Drumond da EcoAlianza Venezuela e do Instituto Tecnológico Amério Vespúcio, em Caracas, Venezuela, tivemos o gosto e a oportunidade participar num significativo e importante evento organizado por aquela instituição de ensino superior venezuelana, com a temática ambiental e ecoturismo, onde apresentámos uma comunicação sobre estas matérias em Portugal. 

Um desafio para o ecoturismo na região do Douro

Recentemente publicado o livro Douro turístico: Representações, recursos e políticas teve a nossa colaboração com um capítulo sobre Ecoturismo (página 259), link para descarregar:

https://www.researchgate.net/publication/357930282_Douro_turistico_Representacoes_recursos_e_politicas

Dos editores: “No capítulo onze, Vítor Pereira dá continuidade à análise dos recursos e da oferta turística existentes no Douro e apresenta uma proposta para o desenvolvimento do ecoturismo na região, deixando claras as suas especificidades em relação ao chamado turismo de natureza. O texto parte de uma reflexão crítica sobre a ainda significativa omissão de Portugal face ao ecoturismo e às suas inquestionáveis virtudes e possibilidades em termos de promoção da sustentabilidade. O autor referese a este segmento como uma matriz de desenvolvimento turístico que não precisa de ser uma exceção, mas sim um denominador comum para qualquer tipo de turismo. Aliás, na sua proposta, o ecoturismo é passível de ser articulado com as demais ofertas existentes no Douro, sendo que a CIMDouro poderá contribuir para essa articulação, sobretudo agora com a atribuição de competências de governação turística àsCIM. No que diz respeito às grandes virtudes do ecoturismo, são destacadas a sua contribuição para fidelizar visitantes, estadias mais extensas, atenuar o problema da sazonalidade, bem como a sua importância em termos de preservação ambiental, crescimento económico inclusivo, equidade social e valorização da diversidade patrimonial do território.”

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ECOTURISMO DO CENTRO DE PORTUGAL

Tendo como anfitriã a Turismo Centro de Portugal, a Ecoturis e a sua parceira EcoAlianza Venezuela, organizaram para mais de 200 inscritos e com largos milhares de visualizações nas redes sociais, quer ao nível nacional como internacional, predominantemente em Espanha e América do Sul, o que demonstrou bem o interesse que a temática tem em Portugal e no estrangeiro. Após as comunicações houve um debate onde se apontaram caminhos sobre o que precisamos de fazer para que o Ecoturismo seja uma forte realidade em Portugal e que oportunidades existem para o seu desenvolvimento na Região Centro.

Consulta Pública

“PLANO TURISMO + SUSTENTÁVEL 20-23 Mais do que um desafio, é o caminho”

Na análise objectiva do documento dispõem-se um conjunto de intenções que já deviam estar há muito tempo no panorama turístico em Portugal, para se construir um melhor turismo. Também a omissão sobre o Ecoturismo, não havendo qualquer referência no texto do documento, levou a que a ECOTURIS tivesse dado o seu contributo para a melhoria deste plano estratégico tão necessário 

Parceria entre a APTERN e a ECOTURIS

Em boa hora se juntaram vontades e se determinaram objetivos para criar e fazer crescer a parceria entre a Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (APTERN) e a Ecoturis  Com uma visão comum de desenvolvimento sustentável do turismo, esta parceria propõe a todos os interessados a prestação de um serviço de consultoria especializada em áreas diversas, julgamos com esta parceria puder contribuir mais ainda para um caminho de desenvolvimento sustentável no nosso país, fortalecendo o setor turístico em espaço rural e natural. Coimbra, Agosto de 2020. 

Uma reflexão sobre Turismo - Produção e consumo sustentáveis

Tornar o turismo sustentável implica a consciencialização e mobilização de decisores do setor público, as organizações e empresas e o público em geral, para que trabalhem juntos, alinhando-se com políticas ambientais, sociais e económicas com racionalidade e ética, induzindo a melhores comportamentos e práticas dos consumidores turísticos, numa exigência de responsabilização social e política dos nossos dias. Leia mais em: https://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/40_7/6043


FAPAS - Porto

Face às circunstâncias relacionadas com a COVID-19 fica adiada a nossa participação nas XXI Jornadas do FAPAS. na temática Turismo e Ambiente.

Município  de MONCHIQUE 

Quando a frase “Less is more”, que aqui poderíamos traduzir como o que é pequeno faz a diferença para mais, acrescentando-se que com simplicidade, mas também com bom senso, vão sendo revistas as prioridades que encontramos em alguns concelhos de interior e em mutos dos projectos que connosco têm sido partilhados na senda do desenvolvimento sustentável, a que o Ecoturismo sendo também parte é, ao mesmo, uma ferramenta. Também assim foi em Monchique, em 19 de Fevereiro, no salão dos Paços do Concelho, cheio de operadores turísticos e técnicos interessados e participativos, que uma vez mais nos fez, com muito agrado, ultrapassar as 2h 30 min que temos previsto para este colóquio. (18/02/2020)

No município de BARCELOS

Com cerca de 70 inscritos e face à importância que se atribui a recente legislação do Ecoturismo, também o Município de Barcelos promoveu, no dia 15 de janeiro de 2020, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos, o colóquio "Promoção e Desenvolvimento do Ecoturismo - Oportunidades para a região - Lei nº 86/2019, de 3 de setembro". A conferência teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento do Ecoturismo numa ação técnica para o trade e agentes locais e para o mundo académico, e decorreu muito participada. A ação visou dar a conhecer o enquadramento legal e as oportunidades para o território da Lei de promoção e desenvolvimento do Ecoturismo, identificar que fatores são determinantes para os Programas Regionais de Ecoturismo (PRE), preparar os técnicos e decisores para a nova legislação e interligar esta com as atuais mudanças na sociedade no que respeita à procura de soluções mais sustentáveis e promover uma reflexão sobre o conceito e sobre os resultados práticos do Ecoturismo.

Município de AVIS

Promoção e Desenvolvimento do Ecoturismo – Oportunidades para o Território” foi o tema do colóquio que, no dia 28 de novembro de 2019, reuniu mais de duas dezenas de técnicos de várias áreas ligadas ao turismo na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis. Tendo como ponto de partida a Lei 86/2019, de 3 de setembro, que determina as linhas gerais para a promoção e desenvolvimento do Ecoturismo, esta sessão passou pela definição de conceitos, aplicação prática da filosofia e os potenciais benefícios para região, análise da nova legislação e a forma como será concretizada e análise de situações práticas e de “case studies”. Mais do que dar respostas este colóquio lançou desafios aos diversos agentes turísticos, com base na ideia de que o Ecoturismo implica uma forma de agir, efetiva, diferente e sustentável, pelo que a nova legislação vem abrir uma janela de oportunidades à congregação de esforços para fazer mais, melhor e acima de tudo diferente.

Município de OLIVEIRA DE FRADES

No dia 12 de novembro de 2019, o Município em parceria com a Ecoturis promoveu um colóquio sobre Ecoturismo no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades. Deu início a esta sessão a vereadora Clara Vieira, desejando que a mesma fosse profícua e esclarecedora. Este colóquio permitiu, assim, uma abordagem à nova legislação que visa a promoção e o desenvolvimento do Ecoturismo, que de acordo com a International Ecotourism Society, são viagens responsáveis pelas áreas naturais através das quais se contribui para a conservação ambiental e a melhoria das condições de vidas das populações locais. Para além disso, deu a conhecer quais são as oportunidades que advêm para a região, identificando os fatores determinantes para os Programas Regionais de Ecoturismo (PRE), interligando a nova legislação com as atuais mudanças na sociedade no que respeita à procura de soluções mais sustentáveis e promovendo uma reflexão sobre o conceito e os resultados práticos do Ecoturismo.